terça-feira, 12 de junho de 2012

Flabellina affinis

Olá outra vez.
Hoje, antes de ir para casa, pensei em colocar aqui para vos mostrar mais uma pequena lesma do mar (que como já sabem se chama... Nudibrânquio) que é muito comum nas nossas águas.

É um animal enorme!!!

Tem assim uns 10... milímetros!!!

Este pequeno nudibrânquio chama-se

Flabellina affinis

e quando está assim visto de frente parece mesmo uma esponja daquelas de tomar banho! Colorida!

Na realidade, aqueles "picos" não picam nada, chamam-se "ceratas" e lá dentro têm os "estômagos" dele.  Ele tem muitos estômagos... mas não é gordo!

À frente podes ver dois "corninhos" virados para cima: São os rinóforos. É por eles que ele cheira... Cheira e procura... COMIDA, para pôr.. nos estômagos!

Também à frente, mas em baixo podes ver outros dois "corninhos". São os tentáculos orais e servem pra ajudar a empurrar a comida para dentro.. mais ou menos como o garfo e faca.

Ficaste a conhecer mais uma pequena lesma do mar!

Esta foi fotografada a 29 metros de profundidade... mas há bem mais cá em cima :)


Até logo!

Olá.
Eis que começa aqui uma mostragem do que são as lesmas do mar e algumas das que temos em Portugal, continental e não só.

Sabias que as lesmas do mar se chamam "Nudibrânquios"?
É verdade.
E chamam-se assim porque têm as suas "brânquias" nuas. Entendeste? Nuas... brânquias = Nudi.. branquios.

Bom...  os nudibrânquios são seres vivos pequeninos que habitam os mares (não há nudibrânquios em água doce, por isso não os vais encontrar em barragens, nem em lagos, nem em rios)  e apesar de serem muito bonitos e inofensivos para nós, tê-los num aquário de água salgada dá muito trabalho e torna-se muito perigoso para os outros animais e plantas que lá tiveres. Isto porque quando morrem libertam substâncias que fariam muito mal aos outros seres vivos.. O mar é muito grande e nele essas substâncias são transformadas pelos seres vivos que há e dissipam-se depressa... num aquário, não.
Por isso não tenhas estas pequenas criaturas num aquário, está bem?