sábado, 7 de setembro de 2013

Elysia viridis

Olá pessoal!  Hoje trago-vos um ser muito especial. Embora seja uma lesma-do-mar, não é de facto um Nudibrânquio. Este pequeno ser é sim um Sacoglossa.

Os Sacoglossa são uma clade de pequenas lesmas-do-mar, moluscos gastrópodes marinhos que pertencem à clade Heterobranchia.
Eles "comem" a seiva de algas. 


Alguns simplesmente digerem a seiva que sugam das algas, mas em algumas espécies, como esta que vos mostro aqui, acontece que "roubam" umas células especiais chamadas cloroplastos e absorvem-nas, utilizando-as como suas. Isto é chamado cleptoplastia.

E porque é que é tão especial?

Porque elas fazem a fotossíntese!!! Sim, tal como as plantas :)
Ao roubarem os cloroplastos às algas verdes e ao absorvê-los a nível celular, elas conseguem aproveitar a transformação da luz Solar em energia, a fotossíntese, em proveito próprio e chegam a estar duas semanas sem comer, vivendo apenas de luz.

Já sabes, quando os teus professores de ciências da natureza ou de biologia falarem que a fotossíntese é algo específico das plantas, fala-lhes da Elysia viridis.

Não lhe chames "Elisa"... essas não costumam fazer a fotossíntese! :)



Encontras estes pequenos seres agarrados a uma alga chamada Codium (a que vez ali na fotografia), presente muitas vezes na praia, nas zonas que fica exposta na maré baixa. Essa zona é chamada Intertidal, por ficar entre marés.

Espreita, vai procurar. São difíceis de ver, porque a maior parte das vezes estão verdes, como as algas, e não rosadas como esta que, tadinha, já deveria ter fome de cloroplastos :)

Até logo!









Sem comentários:

Enviar um comentário